Os melhores fones de ouvido que não são tão caros assim
Mas chega de papo e vamos ao que interessa.
5º Lugar: Nixon Apollo
Driver: 30mm Dynamic • Design: fechado, sobre a orelha • Sensibilidade: 114 dB @ 1kHz •Preço sugerido: US$ 70 • Nota: 2
Os Apollos da Nixon são os menores e mais leves fones da turma, o que acaba sendo bom e ruim ao mesmo tempo. Sim, eles ocupam menos espaço na mochila e você até esquece que está usando, mas a alça superior que passa por cima da cabeça (conhecida como “headband”) é suscetível a dobras e perda do seu formato original. Depois de um tempo, isso faz com que o fone não fique mais tão firme na cabeça.
E no que diz respeito ao som, os Apollos sofrem com falta de detalhe e clareza em todos os pontos do espectro sonoro. Por usarem um driver menor, de 30mm, s fone não tem um grave encorpado nem uma resolução de som igualável à dos seus colegas, portanto deveria custar menos. Mas pelo menos você vai ficar estilosão usando um destes.
4º Lugar: UrbanEars Plattan Plus
Driver: 40mm Dynamic • Design: fechado, sobre a orelha • Sensibilidade: 115 dB @ 1kHz •Preço sugerido: US$ 70 • Nota: 2,5
O som desse Plattan não foi particularmente ofensivo, com médios e agudos saindo com níveis até decentes de detalhe e clareza. Mas é só jogar uma faixa com muitos graves e você começa a se arrepender. Mesmo assim, se você está interessado em um fone que aguente o tranco, seja estiloso e compacto, este é uma opção.
3º Lugar: Sol Republic Tracks
Driver: Não divulgado • Design: fechado, sobre a orelha • Sensibilidade: Não divulgado •Preço sugerido: US$ 100 • Nota: 3,5
O Tracks, da Sol Republic, não é o mais barato dos fones de ouvido, mas está longe de ser dos mais caros. Eles ocupam pouco espaço, mas também não são os mais compactos. Mas o seu design estiloso e uma headband praticamente indestrutível o tornam uma escolha interessante para quem sai bastante e quer algo com som decente e que não caia aos pedaços na mochila.
No mundo da Sol Republic, o som não é secundário ao design, mas como eles pensam no consumidor médio, os fones são projetado para terem um som mais brilhante e colorido do que o que os audiófilos geralmente procuram. O resultado é um som com grave que chuta a sua orelha e treme de maneira gostosa, mas sem ser excessivo. Infelizmente, falta aos médios um pouco de clareza, criando um som meio raso, e distorções aparecem ao aumentar demais o volume.
2º Lugar: Grado SR280i
Driver: 40mm Dynamic • Design: aberto, sobre a orelha • Sensibilidade: 98dB @ 1kHz •Preço sugerido: US$ 100 • Nota: 4
Antes que você considere comprar um destes Grados, saiba que eles usam o design aberto, o que significa que eles vazam som intencionalmente. Isso faz com que eles não sejam legais para ouvir com pessoas ao redor. Mas se você não tem problema com este fato, a quantidade de distorção que eles produzem é significativamente menor. Provavelmente o fone mais tecnicamente sofisticado destes cinco, o SR80i é leve, confortável e bem feito. E, dependendo do que você estiver ouvindo, o som é fantástico.
Você quase consegue sentir o bafo do vocalista enquanto os vocais passam voando de um lado da sua cabeça para o outro. Instrumentos de fundo realmente parecem estar soando nos limites da sua cabeça. Mas isso é se você estiver ouvindo música clássica, folk ou pop sessentista. Coisas instrumentais e gravadas ao vivo em um estúdio. Quando você passa para o pop contemporâneo, o hip-hop e a música eletrônica, muita coisa perde a sua personalidade. E isso é meio de propósito: a Grado tenta fazer fones que representem acima de tudo o som correto da voz humana e dos instrumentos. Mas nós vivemos em uma era musical bem diferente daquela de quando os primeiros audiófilos apareceram. A música atual é cheia de graves fortes, é sintética e sampleada. É digital. Isso não quer dizer que devemos elogiar os fones que te afogam em graves e não se preocupam com os detalhes, mas precisamos aceitar que a música das massas hoje é diferente.
PRIMEIRÃO! Sennheiser HD280
Driver: 40mm Dynamic • Design: fechado, sobre a orelha • Sensibilidade: 102dB @ 1kHz •Preço sugerido: US$ 150 • Nota: 4,5
Com traseira fechada sobre a orelha e um design durável sem sacrificar a portabilidade, o Sennheiser HD280 é o rei da montanha dos headphones sub-150 dólares. Ele não é o mais barato, nem o menor, nem o mais bonito, mas é o que melhor encontrou o equilíbrio entre clareza e resolução e a capacidade de representar bem os múltiplos gêneros musicais, novos e antigos.
Você ainda vai ouvir aqueles sons menores no background das faixas antigas, mas sem sacrificar a exuberância que é a graça da música moderna. O grave é responsa, mas não solto demais. Os vocais têm textura e se movem pelo espectro sonoro. Tudo soa completo e presente. O HD280 é capaz de criar um espaço sonoro onde cada coisa está no seu lugar. O design grandão e sobre a orelha pode não ser o melhor para usar em movimento, mas ele é leve o bastante para não incomodar. E apesar do preço oficial sugerido ser US$ 150, é muito fácil encontrá-los por menos de US$ 100 na internet.
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