terça-feira, 13 de dezembro de 2011

FAZER MALA JÁ FAZ PARTE DA VIAGEM

FAZER MALA JÁ FAZ PARTE DA VIAGEM:

É nisso que a gente acredita! Que separar as peças que vai levar, dobrar, organizar dentro da mala, juntar os acessórios, colocar sapatos em saquinhos e tudo mais já faz parte da viagem. A gente já começa a pensar no clima do destino, o que vai fazer durante o dia, quais serão as baladinhas, se vai caminhar muito… Por isso pra gente fazer mala acaba sendo uma curtição, sabia!?!



E porque agora é uma época de fazer malas e sonhar com a viagem que dee acontecer em poucos dias (ou semanas) a gente resolveu reeditar e incrementar um post de 2009 que não só dá direções de quantidades de peças pra uma viagem de mais ou menos 15 dias, quanto dá dicas de como montar essa mala. Milagre da vida, não!?!


Vamos lá! Essa lista de peças é uma base pra gente poder adaptar e fazer uma mala mais personalizada, nem que seja pra ajudar pelo menos na quatidade de peças que se leva. Aqui é uma mala pra uma viagem de aproximadamente 15 dias pra um destino mais quente:


1 calça clara, 1 escura, 1 jeans

1 jaquetinha leve para ocasiões formais

1 jaquetinha corta vento

1 cardigan

2 blusas de tecido plano pro dia a dia

1 blusa mais sofisticada que funcione tanto pro dia a dia quanto pra baladinhas

2 bermudas (ou shorts)

1 saia que funcione tanto pro dia a dia quanto pra baladinhas

1 vestido bem confortável de dia a dia

1 vestido mais arrumadinho

2 blusas bem soltinhas e cofortáveis

2 camisetas de algodão de manga curta

2 camisetas de algodão de manga 3/4

2 regatas de algodão

2 sapatilhas confortáveis pra bater

1 rasteirinha

1 sandália com saltinho

1 tênis delicado

1 chinelo

1 bolsa grande

1 bolsa médias de alça longa

1 bolsa pequena de baladinha

lenços bem levinhos

(mais meia, lingerie, roupa de dormir, biquini – se for o caso – necessaire, etc)



Listinha mais “mão-na-roda”, hein!?! E ainda tem um monte de coisas que a gente pode prestar atenção na hora de fazer uma boa mala, olha só:


* a regra número um é nunca colocar peças demais na mala. A gente procura levar apenas peças-chave que sejam super coordenáveis. A dica preciosa é escolher peças em três ou quatro cores apenas, que combinem entre si (independente da duração e destino). Quem é mais clássica pode optar por três cores neutras e uma cor-colorida, por exemplo cinza + bege + marinho + lilás. E quem é mais informal ou mais criativa pode escolher duas cores neutras e duas cores-coloridas, por exemplo cinza + marinho + lilás + vermelho.


* fazer um “check-list” de tudo que vai precisar diminue a chance de exagerar. E a chance de esquecer alguma coisa super importante é beeeeeem menor!!!


* sapatos pesam e por isso devem ser levados em menor quantidade. Tem que fazer uma seleção bem rigorosa e levar sapatos que possam ser usados em diferentes ocasiões.


* ao contrário dos sapatos, acessórios como cintos, lenços, colares, chapéus, pulseiras, brincos não ocupam muito espaço e podem mudar completamente um look. Dá pra levar bastante.


* na hora de arrumar a mala o melhor é colocar os objetos mais pesados embaixo, junto com lingerie e meias. As camisas, calças e jaquetas podem ser colocadas por último. Blazeres e casacos podem ser dobrados pelo avesso pra que amassem menos. E tem que esvaziar todos os bolsos antes de colocar qualquer peça na mala, OK!?!


* diquinha boa pra caber mais coisa na mala é colocar dentro dos sapatos meias, cintos e itens pequenos (relógio e afins), e depois colocar os sapatos em saquinhos de flanela ou tecido.


* as camisetas podem ser colocadas em rolinhos que assim amassam menos. Pra evitar que as calças amassem o truque é colocar a calça esticada, com as pernas pra fora da mala e pôr algumas camadas de camisetas, saias e shorts por cima e depois dobrar as pernas da calça sobre esse volume. Deu pra entender?


* o ideal é viajar com os sapatos mais pesados e levar um par de meias quentes pros pezinhos não congelarem em lugares com ar condicionado. Quem for viajar de avião tem que levar xampus, cremes, sabonetes e quaisquer outros produtos líquidos em saquinhos plásticos (tipo “ziploc”). Existem frasquinhos em formatos especiais para viagem, que são fofos e super práticos. E é sempre bom levar saquinhos plásticos extras, pra guardar roupas de ginásticas usadas, roupas de banho molhadas, etc..


* como mamãe já dizia em qualquer viagem é sempre bom levar um vestido mais arrumadinho – a gente nunca sabe as oportunidades que podem surgir, né!?! E mesmo que a gente vá pro Alasca tem que levar biquininho. E mesmo que a gente vá pro Sahara tem que levar um casaco mais quentinho – nem que seja pra usar só no avião!


* e por último… pra quem vai viajar de avião não é demais recomendar que se leve uma bolsa de mão (pode ser a bolsa grande da lista de peças) com uma camiseta fininha, um cardigan ou pashmina, meias e um conjunto de lingerie pra, no caso de algum imprevisto ou extravio envolvendo a bagagem, a gente não correr o risco de ficar maltrapilha.




Posts Relacionados:

  1. véspera de feriado é tempo de fazer mala!

  2. pra montar a mala perfeita

  3. FÓRMULA PRA MALA DE VIAGEM DE 18 DIAS



Nenhum comentário:

Postar um comentário